União das Freguesias

RIO FRIO e MILHÃO

 Rio Frio

Paçó

Milhão

Moinho em Vale Prados

Vale Prados e Quintas do Vilar

Património, Arquitetura e Religião de Rio Frio e Paçó

 

Em termos patrimoniais de índole arquitetónica, Rio Frio conta com um interessante templo de graciosas linhas setecentistas e a Capela de N. Sra. ao Pé da Cruz, com confraria instituída em 1734. O culto tem origem em 1386, demarcado por uma suposta oferta de uma imagem pelo Santo Condestável, que ali terá passado nessa data.

Rio Frio possui a Capela de N. Sra. das Necessidades, erguida no alto de um proeminente outeiro, de onde se desfruta de abrangentes panorâmicas através de um miradouro com o mesmo nome. Tal capela esteve abandonada e degradada, tendo sido recuperada ao longo da década de 90 pelos esforços dos habitantes da aldeia. Em Paçó pode apreciar-se a respetiva Igreja, a qual integra na frontaria um portal em arco redondo com data oitocentista. Há ainda as Capelas de Santa Ana e do Senhor do Resgate.

A destacar ainda, três cruzeiros (Santa Cruz, Espírito Santo e Santo António), localizados em sítios centrais da aldeia, funcionando como centros de convívio e encontro. Do património da aldeia constam ainda diversas fontes (sendo a mais conhecida a Fonte do Olmo) e tanques; a antiga escola primária, encerrada há cerca de uma década; os lavadouros públicos; um Cristo-Rei, localizado no santuário de Nossa Senhora das Necessidades; a Casa do Povo, onde se situa a sede da Junta de Freguesia e o posto médico; e a Sede da Associação Social, Cultural, Recreativa e Desportiva de Rio Frio.

 Em Rio Frio:

 Em Paçó:

Património, Arquitetura e Religião em Milhão

 

Em Milhão salientam-se a Igreja Paroquial de S. Lourenço de Milhão, as capelas de S. Sebastião (junto a E.N. 218) e da Quintas de Vilar. A Igreja Matriz é um edifício de proporções e traçados simples, surgindo totalmente pintada de branco. A fachada contém um arco redondo, rematado com campanário de dupla ventana. A Capela de Quintas de Vilar aparece com fachada com arco de volta perfeita e no topo da empena, possui uma única sineira. A capela de S. Sebastião, apresenta  comprimento e invulgar assentamento em terreno declivoso (facto que produz uma muito maior altura no alçado oposto ao que margina a estrada). De interesse etnográfico Milhão possui construções como fontes de mergulho – uma delas curiosamente encapelada, de pequena estrutura, com xisto como revestimento e ainda os omnipresentes moinhos de água.

 Em Milhão:

 Em Vale Prados e Quintas do Vilar:

Património Cultural, Lazer e Religião

União das Freguesias de Rio Frio e Milhão

Contribuinte n.º 510 839 258

Largo Nossa Senhora das Dores

5300-831 Rio Frio - Bragança

Telemóvel 938 235 533 / geral@uf-riofriomilhao.pt